Descrição enviada pela equipe de projeto. O Xuhui Runway Park é um projeto inovador de revitalização urbana que remete à história do desenvolvimento urbano de Xangai. Anteriormente uma pista do Aeroporto de Longhua, o projeto do parque imita o movimento de uma pista, criando diversos espaços lineares para veículos, bicicletas e pedestres, organizando o parque e a rua em um único sistema integrado de pistas. Enquanto todos os espaços apresentam formas lineares, diversas experiências espaciais são criadas pela aplicação de diferentes materiais, escalas, topografia e programas. Desta forma, o parque serve como uma passarela da vida moderna, proporcionando um espaço para recreação e descanso da cidade circundante.
Para o Runway Park, era imperativo criar um esquema que transcendesse o tempo e o espaço, trazendo uma parte do passado do terreno para o tecido moderno da cidade. O projeto preserva partes do concreto original da pista quando possível, incluindo a reutilização de peças de concreto quebradas para construir caminhos, praças e áreas de descanso. Muitos dos espaços do parque lembram a experiência de subir e descer, como na decolagem e aterrissagem de um avião, conectando os visitantes ao passado, ao mesmo tempo em que fornece variados pontos de observação do local.
O layout da rua cria um distrito urbano compacto, limitando a largura das faixas de circulação de veículos e promovendo o transporte público sobre o uso de automóveis privados. Além disso, seis fileiras de árvores decíduas foram plantadas ao longo de calçadas, ciclovias e canteiros, criando um microclima confortável numa avenida com escala humana e que oferece uma percepção das diferentes estações do ano. Os jardins submersos estão localizados entre a estação de metrô do parque e os lotes vizinhos ao empreendimento, melhorando a experiência de caminhada de quem vai e de quem parte do metrô, ao mesmo tempo que é enriquecida a composição espacial do parque.
Diversos habitats de animais selvagens estão integrados a várias estratégias de paisagismo, com 100% de espécies de plantas nativas do Delta do Yangtze. Estes habitats incluem tanto tipologias terrestres como aquáticas. Há um jardim de observação de pássaros, bosques de árvores frutíferas e vários outros tipos de jardins. Uma borda de área de pântano, uma borda ribeirinha fruto de bioengenharia e módulos flutuantes formam as tipologias aquáticas.
A história aerodinâmica e industrial do terreno é referenciada através do uso de postes de iluminação que lembram a transmissão da comunicação e a iluminação das pistas do aeroporto. Linhas no chão e pontos de luz delineiam a antiga pista e servirão como um elemento visual exclusivo para o parque. Guarda-corpos iluminados, bancos, estruturas de sombra e caminhos elevados, juntamente com o conjunto gráfico ambiental, fornecem um limite visual para o uso planejado atual. À noite, toda a iluminação é desviada da área de habitat.
A água da chuva proveniente da Yunjin Road e do parque é administrada através do jardim de chuva de 5.760 metros quadrados e de um pântano construído de 8.107 metros quadrados ao longo da estrada. Será o primeiro sistema de jardim de chuva a ser construído à beira da estrada na cidade de Xangai. Enquanto o escoamento da metade norte do terreno passa pelos jardins de chuva integrados antes de chegarem ao canal de drenagem, a metade sul drenará a água através de uma série trechos de pântano filtrantes. A combinação de reservatórios abertos para diminuir a velocidade da água e vegetações de pântano nas bordas ajudam a reduzir os sedimentos suspensos e os poluentes do escoamento da rua. Todo o escoamento do terreno chega ao Canal Jichang — drenando até o rio Huangpu.
O Xuhui Runway Park começou em 2016 e dois segmentos foram recentemente concluídos, da Longlan Road à Fenggu Road e da Longyao Road à South Langshui Road. Eles agora estão abertos ao público e foram abraçados pelos moradores do bairro como um novo espaço social para a comunidade.